INFORMAÇÕES IMPORTANTES


Adote um Amigo!
Aqui você encontrará cachorros e gatos que estão para adoção. Também divulgamos animais achados e perdidos e eventos relacionados à Proteção Animal.
Se interessou por um novo amigo?
Cada animal tem um protetor responsável. Você deve entrar em contato através dos e-mails e telefones que estão no anúncio do animal.

Encontrou um animal na rua?
O futuro dele pode depender de você.
Clique e saiba o que fazer quando encontrar um bichinho em perigo.

O Cãopanheiro Curitiba apenas divulga voluntariamente os anúncios e não se responsabiliza pelas informações prestadas.

Temos mais bichinhos te esperando nas próximas páginas

Visitem as outras páginas e dêem oportunidade para que cães e gatos encontrem um lar ou retornem para suas casas!

SAÚDE COMEÇA PELA BOCA!

Qual é a real importância de manter a saúde oral dos nossos animais?

O exemplo perfeito vem da medicina humana, o INCOR - Instituto do Coração de São Paulo – conta com cirurgiões-dentistas trabalhando por lá. Antes de um paciente humano receber alguma válvula, ou qualquer outro procedimento em tórax, um dentista examina e, quando necessário, trata a boca dele, de maneira a diminuir possíveis contaminações. O perigo é que bactérias da boca têm atração por processos inflamatórios, e quando elas descobrem que o coração foi operado, elas vão todas pra lá.
Nos animais não funciona diferente, quando descuidamos da saúde oral deles, bactérias que se acumulam na boca, durante anos, acabam caindo na circulação sanguínea, e quando descobrem pequenas inflamações em rins, fígado ou coração, acabam por desencadear processos infecciosos muito graves.
Assim como acontece nos humanos, cães e gatos precisam ter uma rotina de higienização oral. Seja através de escovação, brinquedos ou petiscos que auxiliam no tratamento e prevenção da formação da placa bacteriana
É importante acostumar seu pet ainda filhote, com a manipulação oral, através de brincadeiras, para que a escovação dos dentes não se torne um problema quando o animal estiver maior.
Em casos mais avançados, em que já existe doença periodontal grave, com grande acúmulo de cálculo dentário e halitose severa, se faz necessário um tratamento periodontal, que é realizado sob anestesia geral, e nos piores casos leva a extração de vários dentes.
Portanto a prevenção é a melhor opção, na próxima visita ao Médico Veterinário não deixe de fazer uma avaliação da saúde oral do seu companheiro, muito além da questão estética, uma boca bem cuidada significa mais anos de vida para o seu pet.

João Vitor Nerone
Médico Veterinário.