INFORMAÇÕES IMPORTANTES


Adote um Amigo!
Aqui você encontrará cachorros e gatos que estão para adoção. Também divulgamos animais achados e perdidos e eventos relacionados à Proteção Animal.
Se interessou por um novo amigo?
Cada animal tem um protetor responsável. Você deve entrar em contato através dos e-mails e telefones que estão no anúncio do animal.

Encontrou um animal na rua?
O futuro dele pode depender de você.
Clique e saiba o que fazer quando encontrar um bichinho em perigo.

O Cãopanheiro Curitiba apenas divulga voluntariamente os anúncios e não se responsabiliza pelas informações prestadas.

Temos mais bichinhos te esperando nas próximas páginas

Visitem as outras páginas e dêem oportunidade para que cães e gatos encontrem um lar ou retornem para suas casas!

*ANIMAIS - DENÚNCIA DE MAUS TRATOS - ORIENTAÇÕES




Orientações para pessoas que pedem ajuda de como proceder quando se deparam com animais mal tratados.

Infelizmente por ignorância, insensibilidade, desequilíbrio mental ou pura maldade, muitas pessoas não consideram maus tratos situações que fazem os animais sofrerem.
Alguns exemplos:
a) Animal magro, com sarna, bicheira, infestado de pulgas, carrapatos,com vermes,dor de ouvido ou outras doenças, fraturas... (pode ser negligência do dono em não levar o bichinho ao veterinário para tratar o problema ou falta de recursos financeiros, é preciso investigar)
b) Animal sem água e comida disponível
c) Animal que vive preso em corrente, em canil ou gatil pequeno, gaiola, quarto ou garagem escura, local sujo...
d) Animal preso em local sem abrigo de sol, chuva e frio
e) Animal que é agredido de várias formas...ou outras situações que geram sofrimento

*Qualquer pessoa pode denunciar maus tratos aos animais nas delegacias. Qualquer dúvida pode-se pedir ajuda e orientação de como proceder para Ongs de proteção animal.

Segue breve resumo do que pode ser feito:
*Antes de conversar com os proprietários do animalzinho que sofre, é melhor que o denunciante arrume provas tirando fotos,ou filmando porque alguns donos escondem ou dão fim no animal para não serem incriminados e não terem problemas depois que alguém fala sobre a condição de maus tratos. Caso alguém já tenha falado sobre o sofrimento do bichinho e o dono não melhorou a condição do mesmo, a pessoa deve fazer BO. O ideal é que seja feito em delegacia especializada em proteção animal ou delegacia do meio ambiente. Caso não tenha delegacia especializada na cidade, pode-se fazer o BO em delegacia comum.
*Na delegacia o denunciante pode pedir a presença de um policial para ir no local (será marcada uma data para a visita). Caso o acusado de maus tratos seja vizinho ou pessoa conhecida que não pode saber de onde vem a denúncia, explicar para o policial que irá sem o denunciante.
*Caso o denunciante vá com o policial até o local, ele deve conversar com o acusado de cometer maus tratos sobre ele tratar melhor e mudar a condição do animal ou deixar que ele seja retirado. Caso a pessoa não deixe retirar o animal, ele deverá ser avisado que o mesmo não poderá sumir e que se ele não estiver em melhores condições na próxima visita ele será processado por maus tratos aos animais ( lei 9.605/98). Infelizmente já ocorreram casos de denúncias onde o animal acabou sumindo depois da denúncia. Desta forma, deve-se analisar o caso com cuidado e observar qual o perfil do acusado. Dependendo do caso, se o animal estiver em risco ou sofrimento ele deverá ser retirado na horacom a presença do policial.
*Antes de retirar o animal é preciso pensar num local onde ele ficará hospedado (lar provisório, lar definitivo ou hotelzinho). Nem sempre as Ongs de proteção animal têm vaga. A maioria delas costuma ter sempre muitos bichos sob os seus cuidados e estão sobrecarregadas de trabalho e despesas.
Provavelmente o animal deverá ser levado ao veterinário para consulta, tratamento, vacinas, castração.... Existem veterinários solidários que fazem preço popular para animais carentes, ou clínicas de faculdades de veterinária ou hospitais públicos de animais em algumas cidades. Uma opção para hospedagem do animal são os hotéis com preço popular. Cuidado com o local onde o animal vai ficar. È bom visitar antes e durante a estadia do animalzinho, porque existem canis ou gatis que não são adequados (excesso de animais, brigas, falta de higiene, falta de alimentos, falta de cuidados,  confinamento de animais, etc....)
*Em caso de animal mal tratado, preso em casa vazia, apartamento, sítio, terreno..., algumas pessoas dizem que é possível invadir o local e retirar o animal, outras não. Ainda há controvérsias sobre este assuntoAbaixo tem um link do site Anda que explica sobre isto.

http://www.anda.jor.br/19/06/2011/invadir-um-domicilio-para-socorrer-animais
-e-legal

Em São Paulo tem a Delegacia de Crimes Ambientais -  Av. São João, 1247 – 7º andar.
Não adianta telefonar. Precisa ir pessoalmente no local, fazer BO com CPF e RG.
O denunciante pode pedir para ter a identidade preservada.
O policial vai marcar uma data para ir no local da denúncia.
Se for constatada uma situação crítica de maus tratos e donos agressivos ou desequilibrados, o ideal é ir junto com o policial para retirar o bichinho. O policial não tem local nem como ficar com o animal.
O denunciante que não quer ter a identidade revelada, deve pedir para outras pessoas acompanharem o policial, se for o caso de retirar o animal.
*Pesquise no Google para ver em sua cidade as delegacias especializadas em proteção animal ou do meio ambiente.