INFORMAÇÕES IMPORTANTES


Adote um Amigo!
Aqui você encontrará cachorros e gatos que estão para adoção. Também divulgamos animais achados e perdidos e eventos relacionados à Proteção Animal.
Se interessou por um novo amigo?
Cada animal tem um protetor responsável. Você deve entrar em contato através dos e-mails e telefones que estão no anúncio do animal.

Encontrou um animal na rua?
O futuro dele pode depender de você.
Clique e saiba o que fazer quando encontrar um bichinho em perigo.

O Cãopanheiro Curitiba apenas divulga voluntariamente os anúncios e não se responsabiliza pelas informações prestadas.

Temos mais bichinhos te esperando nas próximas páginas

Visitem as outras páginas e dêem oportunidade para que cães e gatos encontrem um lar ou retornem para suas casas!

Saiba como evitar as doenças de verão nos cães e gatos





Ambiente higienizado e antipulgas sempre em dia: essas são algumas dicas para que os cães e gatos fiquem longe das doenças de verão. Segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhéa Cassuli Lima dos Santos, os donos devem ficar atentos aos cuidados nessa época do ano.


“Os donos devem evitar passeios em ambientes infestados e contato com cães errantes, além de manter o ambiente onde o animal vive sempre limpo usando aspirador (as pulgas adultas põem ovos no ambiente, que eclodem e infestam novamente o animal). Outra dica é lavar sempre as caminhas e cobertas onde o cão dorme e evitar casinhas de madeira com frestas”, explica a veterinária.


Existem várias doenças com grande incidência no verão, e as mais importantes são: a Parvovirose, as doenças parasitárias, as doenças transmitidas por ectoparasitas (pulgas, carrapatos e mosquitos) e as doenças relacionadas ao calor.


Para tentar evitar o aparecimento de pulgas, Rhéa dá algumas dicas. “Evite ambientes com grama e contato com ambiente externo, principalmente cães e gatos errantes, mesmo que via portão ou grade. Parques e praças frequentados por muitos cães se tornam locais de infestação de parasitas. Carpet ou até mesmo as frestas entre os tacos do piso também guardam ovos de pulgas”, completa a veterinária.


E se for para a praia...


Para os donos que gostam de levar os pets para a praia, algumas orientações:


::evite passear nas horas de pico de calor, e não se esqueça de que a água fresca deve estar sempre à vontade;


::mantenha o animal sempre vacinado. Em cidades litorâneas a incidência de doenças infectocontagiosas é maior;


::fique atento com as raças com muito pelo que tem maior dificuldade de suportar o calor extremo aqui do Brasil como o Husky, ChowChow,Akita, Sheepdog e São Bernardo. Tosas mais curtas são uma boa opção para o verão;


: nas viagens de carro, faça paradas de três em três horas, em média, para que o cão faça suas necessidades, ande um pouco e se refresque;


::não se esqueça dos antipulgas. As aplicações reduzem a infestação por ectoparasitas evitam as doenças que as pulgas, carrapatos e outros ectoparasitas podem transmitir para o animal e para o ser humano;


::evite medicação sem orientação do médico veterinário.

Assessoria de Imprensa kakoi Comunicação
Tel: (41) 4141-4663

Prevenção
A melhor forma de combater essas doenças é a prevenção. O ideal é utilizar os medicamentos adequados, de três em três meses, sob recomendação de um veterinário. “É interessante consultar um especialista, pois esses produtos são tóxicos e podem ocasionar problemas quando utilizados em quantidade inadequada. O período de aplicação também pode variar de substância para substância. Uns duram três meses, enquanto outros podem fazer efeito apenas durante um mês”, explica Alberto..
PRINCIPAIS DOENÇAS
Dirofilariose ou “doença do verme do coração”:
É uma moléstia do coração causada pelo parasita Dirofilaria immitis, uma larva que termina de se desenvolver no organismo do animal. Entre os sintomas dessa doença, estão tosse crônica, dificuldade de respiração, cansaço, perda de apetite, língua arroxeada, entre outros.
Erliquiose ou “doença do carrapato”: 
Trata-se de uma grave infecção transmitida por carrapatos contaminados por bactérias do gênero Ehrlichia. Entre os problemas desencadeados, estão anemia, petéquias, hemorragias, aumento do volume do baço, alterações neurológicas e de comportamento, insuficiência renal, perda de peso, inflamações oculares e baixa de imunidade, o que ainda expõe o organismo do seu pet a outras doenças. Essa enfermidade pode levar o animal à morte.

Babesiose ou piroplasmose:
Essa doença também é transmitida por carrapatos, mas, desta vez, contaminado pelos protozoários do gênero Babesia, que parasitam as células vermelhas do sangue (hemácias) e causam anemia. A babesiose pode acarretar anemia, febre, fraqueza e apatia nos animais..
VIAGENS
Nesta época do ano, é muito comum os animais acompanharem seus donos nas viagens. No entanto, é importante não se esquecer de fazer o check-up do bichinho antes de pegar a estrada.
Se o seu pet vai passar uma temporada em região de risco, o ideal é que ele seja levado para consulta um mês antes da viagem. Assim, o médico veterinário determinará o melhor esquema preventivo. “Um ponto muito importante é não esquecer de dar para o animal o medicamento que previne a ‘doença do verme do coração’ e verificar se as vacinas estão em dia”, ressalta o veterinário Alberto Soiti Yoshida..

NippoBrasil - Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br