INFORMAÇÕES IMPORTANTES


Adote um Amigo!
Aqui você encontrará cachorros e gatos que estão para adoção. Também divulgamos animais achados e perdidos e eventos relacionados à Proteção Animal.
Se interessou por um novo amigo?
Cada animal tem um protetor responsável. Você deve entrar em contato através dos e-mails e telefones que estão no anúncio do animal.

Encontrou um animal na rua?
O futuro dele pode depender de você.
Clique e saiba o que fazer quando encontrar um bichinho em perigo.

O Cãopanheiro Curitiba apenas divulga voluntariamente os anúncios e não se responsabiliza pelas informações prestadas.

Temos mais bichinhos te esperando nas próximas páginas

Visitem as outras páginas e dêem oportunidade para que cães e gatos encontrem um lar ou retornem para suas casas!

Projeto Carroceiros retorna com novas instalações na Tuiuti

Atendimento veterinário é destinado aos animais que trabalham na coleta de recicláveis
| Da Redação Bem Paraná

A partir deste mês o Projeto de Extensão Universitária Carroceiros de Curitiba, desenvolvido há dez anos pelos professores e alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Tuiuti do Paraná, volta a atender no novo Ambulatório de Grandes Animais, no campus Barigui. O projeto presta assistência aos cavalos dos coletores da cidade.
Idealizado pelo professor de Medicina Veterinária da UTP Antônio Carlos Nascimento, o projeto orienta os coletores sobre a saúde dos animais, pois “muitos compram os cavalos sem a menor ideia de como tratá-los e isto pode acabar até na morte do animal”. Segundo ele, os animais atendidos pelo projeto apresentam problemas como a desnutrição, por conta da má alimentação; lesões pelo corpo, por estarem sujeitos a amarrações improvisadas e lesões no casco, por ferradura mal colocada. Para o professor, mais do que atender é preciso ensinar as pessoas a cuidarem de seus animais.
O processo de atendimento permanece o mesmo no novo endereço. Segundo Nascimento, a novidade deste ano é a parceria que a UTP fechou com a Prefeitura de Curitiba. “O nosso ambulatório continua com o projeto de atendimento, mas agora também se responsabiliza pela identificação dos cavalos da cidade. Deste modo, faremos a implantação de microchip nestes animais.”
O projeto – O Projeto de Extensão Universitária Carroceiros de Curitiba começou em 2000. Nascimento conta que a localização do antigo campus da universidade, próximo a Vila Torres, facilitava o acesso dos coletores e seus animais. A notícia sobre o serviço se espalhou e logo começou a ser procurado por pessoas de vários locais de Curitiba e Região Metropolitana. “As pessoas perceberam que os animais melhoraram com o atendimento, até porque não fazemos apenas um curativo no animal. Além da medicação, quando necessária, orientamos os donos quanto aos cuidados que os cavalos necessitam, como alimentação, manejo e descanso.”
Até agora já são mais de 2.000 cavalos cadastrados e 8.000 atendimentos. “As pessoas que gostam do seu animal o trazem ao ambulatório. Alguns cavalos chegam em péssimo estado e em um curto período de tratamento já estão bonitos e bem cuidados. Inclusive, há vários casos em que as pessoas trazem os animais só para garantir a saúde deles.”
E para aqueles que não podem se deslocar até o ambulatório, podem contar com o atendimento dos alunos da Tuiuti na própria comunidade, “pois este é um trabalho de campo que realizamos dentro do projeto. Há dois anos, um grupo vai para atender os cavalos e outro parte para atender cachorros, o que é um diferencial”.
Antônio Nascimento, que já recebeu até um prêmio internacional por este projeto, conta que é muito bacana ver o reconhecimento das comunidades. “Este projeto é um diferencial que nós temos em relação a outras instituições, pois ninguém exerce um trabalho como este. Me sinto muito bem em ver que nosso trabalho dá bons resultados.”
Os atendimentos são realizados de segunda à quinta-feira das 14 às 17 horas, no Ambulatório de Grandes Animais, do campus Barigui. Mais informações 0800-410800. Os atendimentos são gratuitos.