INFORMAÇÕES IMPORTANTES


Adote um Amigo!
Aqui você encontrará cachorros e gatos que estão para adoção. Também divulgamos animais achados e perdidos e eventos relacionados à Proteção Animal.
Se interessou por um novo amigo?
Cada animal tem um protetor responsável. Você deve entrar em contato através dos e-mails e telefones que estão no anúncio do animal.

Encontrou um animal na rua?
O futuro dele pode depender de você.
Clique e saiba o que fazer quando encontrar um bichinho em perigo.

O Cãopanheiro Curitiba apenas divulga voluntariamente os anúncios e não se responsabiliza pelas informações prestadas.

Temos mais bichinhos te esperando nas próximas páginas

Visitem as outras páginas e dêem oportunidade para que cães e gatos encontrem um lar ou retornem para suas casas!

Castração - São José dos Pinhais



Mais de 700 cães e gatos de São José dos Pinhais já foram castrados gratuitamente pelo Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina, promovido pela Prefeitura. Durante este sábado (17) os proprietários de animais cadastrados os levaram até o Horto Municipal, localizado no Parque de São José dos Pinhais, para serem avaliados antes de passarem pelo processo.

Para realizar a castração dos animais através do programa, o primeiro passo é fazer um cadastro junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tanto pessoalmente, como por telefone. A fase seguinte é assistir a uma palestra de conscientização, para o dono do bicho ser chamado para a avaliação.

A avaliação inicial consiste em um exame clínico feito por funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com alunos do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no qual eles verificam, por exemplo, se as fêmeas estão gestando e se os animais possuem enfermidades como doenças crônicas, neurológicas, virais e obesidade. Quando há necessidade também são aplicadas vacinas, vermífugos e antipulgas.

Rosimeire Colpini e seu cachorro Sansão, um dos quatro que ela inscreveu para castração.

A professora de Medicina Veterinária da UFPR, Simone Tostes, destacou a importância da parceria com a Prefeitura para a formação dos alunos. “Dá mais confiança a eles, que aprendem a relacionar a teoria com a prática. Eles têm que lidar com os problemas do dia a dia, pois muitos animais não estão saudáveis e eles precisam orientar os proprietários”, destaca Simone.

Nathalia Baroni Rubini, de 23 anos, levou as cadelas Nega e Kate para avaliação na manhã deste sábado. Ela conta que tem nove cachorros em casa e a castração gratuita oferecida pela Prefeitura veio em boa hora. “Tem muitos cachorros pelas ruas, tanto é que eu peguei 7 dos meus de lá. É uma iniciativa muito importante, principalmente para as pessoas que não têm condições de pagar a cirurgia”, afirma Nathalia.

Incentivada por uma amiga que ficou satisfeita com a castração de seu animal de estimação feita pela Prefeitura, Rosimeire Colpini, de 36 anos, resolveu cadastrar seus bichinhos de estimação. Quatro dos cinco cachorros que possui estão aguardando o procedimento. “Cada esquina que a gente vai tem uma dúzia de cachorros, acho que esse programa vai ajudar muito nesse sentido”, opina.