INFORMAÇÕES IMPORTANTES


Adote um Amigo!
Aqui você encontrará cachorros e gatos que estão para adoção. Também divulgamos animais achados e perdidos e eventos relacionados à Proteção Animal.
Se interessou por um novo amigo?
Cada animal tem um protetor responsável. Você deve entrar em contato através dos e-mails e telefones que estão no anúncio do animal.

Encontrou um animal na rua?
O futuro dele pode depender de você.
Clique e saiba o que fazer quando encontrar um bichinho em perigo.

O Cãopanheiro Curitiba apenas divulga voluntariamente os anúncios e não se responsabiliza pelas informações prestadas.

Temos mais bichinhos te esperando nas próximas páginas

Visitem as outras páginas e dêem oportunidade para que cães e gatos encontrem um lar ou retornem para suas casas!

Câmara aprova em 2º turno lei que proíbe uso de cavalos por carrinheiros


A Câmara Municipal de Curitiba aprovou em segundo turno na manhã desta segunda-feira (28)projeto de lei que proíbe o uso de veículos puxados por cavalos e outros animais nas vias da capital paranaense. Todos os 30 vereadores presentes à sessão foram favoráveis ao projeto. A proposta, de autoria do Executivo, havia passado pelo primeiro turno. Como houve emendas na segunda votação, o texto precisa ter sua redação final aprovada pelo plenário antes de ser enviado à sanção do prefeito Gustavo Fruet (PDT). A votação ocorre já na sessão desta terça-feira (29).


Leia mais...

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/camara-aprova-em-2-turno-lei-que-proibe-uso-de-cavalos-por-carrinheiros-0yw3mnuur9da46vu17veojb3w


Foto abaixo enviada a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) em agosto de 2015. O cavalo não conseguia puxar a carroça. Com interferência de terceiros os responsáveis pelo animal retiraram mais da metade da carga da carroça antes de continuar. Não tivemos notícia deste animal que certamente continua sofrendo o mesmo abuso.
O Projeto de Lei municipal que proíbe a tração animal e a permanência de grandes animais soltos ou atados por cordas, ou outros meios, em vias e logradouros públicos, seguirá para segunda votação na próxima segunda-feira, 28 de setembro, às 9 hrs na Câmara Municipal de Curitiba. Este PL foi aprovado por unanimidade em primeira votação e é preciso o apoio de todos para sua aprovação em segunda votação, seja comparecendo a Câmara ou através de mensagens via e-mail para os vereadores de Curitiba (e-mails vereadores).
Tem havido manifestações contra esta proibição no que envolve a questão social das pessoas que se utilizam deste meio para coleta de recicláveis. Ocorre que a utilização da tração animal no meio urbano é tão prejudicial para os animais (geralmente cavalos) quanto é para a população. Os maus tratos são inerentes a esta atividade, além do risco para o trânsito, tanto com a presença das carroças quanto dos animais que são mantidos inadequadamente e acabam soltos em via pública (ou propositalmente abandonados por seus responsáveis quando adoecem, se ferem ou não aguentam mais se levantar por desnutrição, desidratação, esforço extremo)
As pessoas que trabalham com a a coleta de recicláveis (e frizamos tem função fundamental na sociedade) precisam sim de apoio de várias formas, mesmo os que não utilizam a tração animal. É preciso ajudar a mudar a realidade destas pessoas com melhores condições de trabalho e outras medidas de inclusão e viabilização de oportunidades. Manter a tração animal não é a solução para o problema social e é um abuso que ocorre diariamente contra os animais que também são protegidos por lei. Prática de abuso e maus tratos contra animais é crime e também uma questão moral para sociedade.
Assistência gratuita não tem sido suficiente para livrar estes animais do sofrimento. Há inúmeros casos de crueldade cometidas contra estes animais mesmo com oferta sem custo de atendimento veterinário e acompanhamento, sendo que muitos são tratados e retornam com os mesmos problemas de saúde ou piores. São inúmeros os casos de maus tratos aos equinos já divulgados dos quais participamos diretamente com socorro, atendimento ou registro de boletim de ocorrência na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), ações em conjunto ou isoladas da Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba (RDPA) e Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV). Os casos são constantes, recorrentes. Os animais são submetidos ao sofrimento extremo e a maioria não sobrevive aos maus tratos.
Segue abaixo “alguns casos” de socorro a equinos no município de Curitiba dos quais participamos de alguma forma. Há muitos outros. Precisamos ajudar a mudar esta realidade! Os animais são vítimas e dependem totalmente de nossas escolhas e atitudes. Eles certamente não conseguem se ajudar…