INFORMAÇÕES IMPORTANTES


Adote um Amigo!
Aqui você encontrará cachorros e gatos que estão para adoção. Também divulgamos animais achados e perdidos e eventos relacionados à Proteção Animal.
Se interessou por um novo amigo?
Cada animal tem um protetor responsável. Você deve entrar em contato através dos e-mails e telefones que estão no anúncio do animal.

Encontrou um animal na rua?
O futuro dele pode depender de você.
Clique e saiba o que fazer quando encontrar um bichinho em perigo.

O Cãopanheiro Curitiba apenas divulga voluntariamente os anúncios e não se responsabiliza pelas informações prestadas.

Temos mais bichinhos te esperando nas próximas páginas

Visitem as outras páginas e dêem oportunidade para que cães e gatos encontrem um lar ou retornem para suas casas!


CASTRAÇÃO DE CÃES MACHOS:
Vantagens e desvantagens

Aqui estão algumas das vantagens e desvantagens desse procedimento cirúrgico.

Por que castrar um cão macho?
Dois dos principais motivos para a castração de cão macho são evitar a sua fuga e diminuir a possibilidade de brigas com outros cães.
Os cães utilizados em terapia ocupacional (p. ex., cães-guia para cegos ou deficientes) e cães de abrigo também costumam ser castrados.
Algumas vezes, a castração é inevitável por razões médicas (p. ex., não descida dos testículos para a bolsa escrotal).

Quando castrar um cão macho?
Em geral, a castração é realizada imediatamente antes da puberdade, entre 7 e 10 meses de vida.
A castração precoce ajuda a evitar comportamento sexual. O cão se sentirá menos atraído por fêmeas no cio e, portanto, ficará menos tentado a montá-las ou a urinar para marcar território.

Como castrar um cão macho?
A retirada cirúrgica dos testículos constitui o método mais frequente de castrar um cão macho.
Em alguns casos raros, os testículos são mantidos intactos, mas os túbulos seminíferos, ocluídos.
Essa solução é adotada quando se deseja evitar a reprodução, sem modificar o comportamento do cão (p. ex., para cães de trabalho).

Nos testículos, são produzidos os hormônios. Por acreditarem que a falta deles pode gerar algum distúrbio comportamental, alguns veterinários fazem uma espécie de vasectomia, mantendo os testículos. No entanto, isso é bem raro no Brasil. Em nosso país, a castração consiste basicamente na remoção dos testículos.

Onde castrar um cão macho?
A castração é um procedimento cirúrgico que sempre deve ser efetuado por Veterinários em uma clínica veterinária.

Castração e saúde
Estudos recentes revelam que a expectativa de vida dos cães castrados é maior do que para os inteiros. Os cães machos castrados, em geral, vivem aproximadamente 14% a mais*.
É mais provável que um cão castrado ganhe peso quando comparado a um cão inteiro. Por esse motivo, a dieta e a atividade física do macho canino devem ser rigorosamente controladas para mantê-lo em boa forma. A mensuração frequente do peso e/ou a avaliação regular da condição corporal ajudarão a garantir que o peso dele não aumente. Desta forma é recomendado o fornecimento de uma dieta especial com restrição calórica, como por exemplo, uma dieta de manutenção com diminuição da quantidade diária de energia adaptada para cada animal.
Quando um cão é castrado quando adulto, seu comportamento não é necessariamente alterado. Como regra, a castração não é uma solução adequada para tratar distúrbios comportamentais, a menos que o cão seja particularmente agressivo diante de outros cães.


Então, castrar ou não castrar seu cão? Para mim, a resposta definitiva é SIM!
Se você ainda tem dúvidas, converse com seu veterinário, é importante que você se sinta segura (o) para realizar o procedimento com um profissional e uma clínica/hospital de sua confiança. Espero ter ajudado